Autor |
Medeiros, Livia Keiko Nagao de; Silva, Josie Agatha Parrilha da; Silva Junior, Nelson; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5312440197995128; http://lattes.cnpq.br/7528954595127003; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Análise do modernismo de Tarsila do Amaral através de prática com 9º ano do Ensino Fundamental; |
Resumo |
Este trabalho foi realizado com os alunos do nono ano do Colégio Estadual Professor Eugênio Malanski (CEPEM), no período de agosto e setembro de 2017. A metodologia utilizada foi baseada na Abordagem Triangular, proposta pela autora e arte-educadora Ana Mae Barbosa. A abordagem consiste na contextualização histórica do movimento artístico, na análise de obras e na produção artística pelos alunos (BARBOSA, 2014). Com auxílio da professora supervisora, os bolsistas do PIBID de Artes Visuais da UEPG elaboraram planos de aula referentes ao tema, ministraram aulas expositivas e dialogadas e por fim implantaram a atividade prática que consistiu na produção de pinturas baseadas em pontos turísticos ou localidades da cidade de Ponta Grossa que os alunos mais gostassem.; |
Palavras-chave |
Artes visuais; Ensino de Arte; Modernismo; Tarsila; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8626; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |