RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Experienciando o processo de iniciação à docência na elaboração de conceitos matemáticos

Mostrar registro simples

Autor Silva, Renata Manenti da; Duarte, Angelina Bernardino; Floriano, Catia; Zanette, Elisa Netto; Pereira, Ledina Lentz;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9942265741849572; http://lattes.cnpq.br/8756124603236173; http://lattes.cnpq.br/6286949963773913; http://lattes.cnpq.br/7471899755962939;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Experienciando o processo de iniciação à docência na elaboração de conceitos matemáticos;
Resumo A Proposta Curricular de Santa Catarina (SC/SEE, 2014) tem seus pressupostos pedagógicos fundamentados na abordagem Histórico-Cultural (HC). Compreender e vivenciar em sala de aula a iniciação a docência na referida abordagem, motivou o presente estudo. O interesse em trabalhar conceitos como unidades de medida, área e perímetro de figuras planas emergiu da observação nas aulas sobre as dificuldades dos alunos. Assim, o presente estudo objetivou analisar as possibilidades didático-pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática a partir da atividade de painéis decorativos, como recurso mediador para apropriação de conceitos matemáticos de unidades de medida, perímetro e área, em situação escolar. Fundamentou-se teoricamente em Damazio et al (2014), Caraça (2003), SC/SEE (2014), entre outros.;
Palavras-chave GeoGebra; Unidades de medida; Perímetro; Área;
Tipo Trabalho apresentado em evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8422;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística