Resumo:
No contexto de uma economia cada vez mais globalizada e competitiva, a necessidade de avanços tecnológicos é uma questão de sobrevivência dos mais diversos setores industriais. No segmento automobilístico, em especial na manufatura de veículos da linha leve, o uso de novas tecnologias trouxe um incremento na conectividade entre produção, cadeia de suprimentos e clientes, a partir da introdução do conceito da indústria 4.0. Esta conectividade justifica-se pelo uso de novas tecnologias tais como Internet of Things (IOT), Big Data (BDA) e Cyber-Physical Systems (CPS), aliada a sistemas autônomos que agilizam as decisões e alteram o gerenciamento do processo de modo automático. O conceito da indústria 4.0, iniciado pela Alemanha, tornou-se global com aplicações em países como Estados Unidos, China e Japão, nos mais diferentes setores da economia. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo propor diretrizes para introdução dos conceitos da indústria 4.0 no segmento industrial automobilístico de linha leve. O estudo de ocorreu de forma exploratória em quatro empresas líderes globais deste segmento. Para tal, foram realizadas visitas nas empresas Porsche, Mercedes-Benz, BMW e Audi, com foco em seus processos produtivos com observações in loco e entrevistas semiestruturadas com engenheiros e gestores das empresas. Desta forma, concluiu-se que a introdução do conceito da Indústria 4.0 neste segmento se dá a partir de (a) Implantação do Sistema Toyota de Produção (b) Modularização do processo (c) Aplicação de tecnologias principais da indústria 4.0. Por fim, entende-se que a presente pesquisa possa contribuir para um entendimento melhor destes conceitos e introdução dos mesmos em outros contextos, como é a indústria brasileira, o que poderá ser objeto para trabalhos futuros.