Autor |
Pagel, Carlos Henrique; Silveira, Bruno Ferraz; Cardoso, Daniel Souza; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2218090698627888; http://lattes.cnpq.br/0013300243182575; http://lattes.cnpq.br/1220158390683439; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Física na sala de aula uma abordagem inovadora sobre ondas sonoras; |
Resumo |
“A aula que apenas repassa conhecimento, ou a escola que somente se define como socializadora do conhecimento, não sai do ponto de partida, e, na prática, atrapalha o aluno, porque o deixa como objeto de ensino e instrução. Vira treinamento” (PENIN; VASCONCELLOS, 2011).
Com este pensamento que os alunos bolsistas do subprojeto Física do PIBID -IFSul planejaram esta apresentação, tendo como objetivo a interação tanto do corpo docente como dos alunos que presenciaram a apresentação no sábado em foco realizado no dia primeiro de julho de 2017.
O sábado em foco é um evento com periodicidade anual idealizado e realizado pela escola parceira, Colégio Municipal Pelotense, que busca promover o conhecimento de seus alunos e complementar a avaliação trimestral, através da socialização de práticas pedagógicas e ensaios didáticos.
O tema abordado em nossa apresentação foi de ondas, mais especificamente, sobre ondas mecânicas. Este tema é abordado no ensino médio, ondas mecânicas são ondas que se propagam tridimensionalmente por meios materiais, como exemplo destas temos: ondas sonoras e ondas do mar. A frequência das ondas é medida por Hertz, nome esse dado em homenagem ao físico Heinrich Rudolf Hertz (1857 – 1894).; |
Palavras-chave |
Ondas sonoras; Aula prática; Experimento didático-pedagógico; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8367; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |