Resumo:
O ensino em geral e em especial o de Geografia, tem potencial para um trabalho ativo em sala de aula, assim adotar práticas inovadoras é um dos caminhos para minimizar os problemas relativos à desmotivação e desinteresse dos alunos. Novas ideias e práticas são necessárias, desde que não percam o foco do aprendizado.
Dentro desta perspectiva metodológica temos então os jogos como uma ferramenta pedagógica capaz de trazer excelentes resultados quando aplicada de forma correta. Isso ocorre devido a capacidade que o jogo possui em aproximar não somente o professor e aluno, mas também os próprios alunos no processo de aprendizagem, como também estimular a criatividade e espontaneidade destes a assimilação do conteúdo.
O objetivo deste trabalho é então demonstrar a experiência obtida através de uma prática pedagógica de iniciação à docência com alunos do segundo ano do ensino médio. Com eles foi desenvolvido um jogo de tabuleiro acerca do conteúdo Guerra Fria, trazendo então o processo de conflito que marcou essa época da história e principalmente buscando elucidar as organizações espaciais advindas dessa tensão entre as duas superpotências da época: Estados Unidos da América (EUA) e União da Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).