RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no ambiente escolar: uma experiência vivenciada no PIBID de Pedagogia

Mostrar registro simples

Autor Manerichi, Ana Paula; Dias, Andressa Gomes; Braatz, Ketlin; Prado, Aroraima Maria Baggio; França, Carla Coman; Sopelsa, Cleide dos Santos Pereira; Rausch, Rita Buzzi;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1220721987431227; http://lattes.cnpq.br/9561566788433427; http://lattes.cnpq.br/6315950532888915; http://lattes.cnpq.br/6254315168608939; http://lattes.cnpq.br/1747568551264254;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no ambiente escolar: uma experiência vivenciada no PIBID de Pedagogia;
Resumo O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID é um programa Da CAPES de incentivo e valorização da docência e de aprimoramento do processo de formação de docentes para a Educação Básica. O subprojeto do PIBID de Pedagogia: Alfabetização e Letramento, da Universidade Regional de Blumenau – FURB tem como objetivo integrar saberes e fazeres docentes entre Educação Básica e Universidade, especialmente no que se refere à alfabetização e ao letramento de crianças, e inserir os licenciandos nas escolas públicas. O programa conta com a parceria de duas escolas de ensino fundamental da Rede Pública Municipal de Blumenau – SC. A EBM Alberto Stein e a EBM Felipe Schmidt. Em ambas atua nas turmas de 2os anos. As propostas pedagógicas desenvolvidas pelo subprojeto visam qualificar o processo de formação dos futuros professores no que diz respeito ao trabalho com a alfabetização e ao letramento. Os fundamentos teóricos para o trabalho desenvolvido se fundamentam em Soares (2003; 2004) e Kleiman (2005), assumindo o entendimento de que alfabetização e letramento são processos distintos, porém devem acontecer de modo articulado e simultâneo. No que diz respeito especificamente ao letramento, entende-se, com base em Soares (2004) que este conceito se refere ao uso do sistema de escrita alfabética nas práticas sociais que envolvem a linguagem escrita.;
Palavras-chave Alfabetização; Letramento; Tecnologias da Comunicação e da Informação; PIBID;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8330;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística