Autor |
Meller, Vanderléa Ana; Pedro, Lucas Alisson; Guimarães, Bruna; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4309897941195430; http://lattes.cnpq.br/9827711961623512; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
PIBID Educação Física: a arte circense na ginástica escolar; |
Resumo |
O Subprojeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), de Educação Física - “BrinCriar”, está pautado na proposta da educação estética, no encontro com o ser sensível, no mundo corporal dinâmico, ampliando e interligando aos propósitos do ser inteligível. A cultura do circo apresenta na sua origem a riqueza do corpo expressivo, colorido e criativo, em que a arte tem vínculo direto, portanto é amplamente estético. A ginástica tem seu berço originário no universo circense, porém, em virtude dos propósitos competitivos, enfraqueceu o seu potencial artístico livre e amplo. As técnicas de movimento se tornaram demasiadamente pré-determinadas e as ações mecanizadas em processos representativos, portanto identificamos o quanto seria importante recuperar a base artística da ginástica, a fim de enriquecer as manifestações culturais.; |
Palavras-chave |
PIBID; Ginástica; Circense; Expressão; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8328; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |