Resumo:
A Educação do Campo (EC) como política pública incipiente é carente de análise. E a grande maioria das pesquisas na área tende a ressaltar aspectos de militância ou relatos de experiência, quase sempre sem crítica. Porém, os estudos nessa temática se alicerçados nas percepções dos próprios alunos (e com criticidade), poderão se constituir em força para brecar algum dos aspectos da já agravada incursão da modernização agrícola (que traz inúmeros benefícios aos agricultores, mas produz uma deterioração daquilo que era útil e educativo às famílias e que se passava de uma geração a outra), ou seja, a perda daqueles saberes identitários ligados ao fazer da vida no campo.
A Educação do Campo poderá ter papel essencial para a manutenção de jovens no campo, ainda mais, se com professores capacitados para trabalhar e entender esse espaço a partir das aspirações dos que lá vivem. Nesse sentido, quais os principais anseios dos ingressantes do Curso de EC da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus de Dois Vizinhos?