RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Formação docente na relação com a experiência: a temporalidade esquecida?

Mostrar registro simples

Autor Nascimento, Chirlei Dias do; Javares, Lauren Oliveira; Araújo, Cristiane Ludwig;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9005258439549876; http://lattes.cnpq.br/9923201102117466;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Formação docente na relação com a experiência: a temporalidade esquecida?;
Resumo Esta pesquisa tem a intenção de aprofundar alguns tópicos no âmbito filosófico-educacional referente à formação docente na relação com o saber da experiência, por meio das categorias: tradição; temporalidade; subjetivação. Tais categorias foram identificadas pelas múltiplas formas de reconhecimento do saber da experiência na relação com o passado e o presente. Com isso, busca-se investigar os recursos utilizados pelos professores na transformação do saber da experiência em uma atividade intelectual, na tentativa de extrair elementos conceituais, e que podem assim, estar quebrando com o esvaziamento da historicidade. Por essa razão, a investigação pauta-se nas contribuições da pesquisa qualitativa em sua vertente hermenêutica, sendo os objetos de coleta de dados e de análise as narrativas – escritas ou orais – dos professores participantes da pesquisa.;
Palavras-chave Formação docente; Saber da experiência; Hermenêutica; Temporalidade;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8320;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística