Autor |
Nascimento, Chirlei Dias do; Javares, Lauren Oliveira; Araújo, Cristiane Ludwig; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9005258439549876; http://lattes.cnpq.br/9923201102117466; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Formação docente na relação com a experiência: a temporalidade esquecida?; |
Resumo |
Esta pesquisa tem a intenção de aprofundar alguns tópicos no âmbito filosófico-educacional referente à formação docente na relação com o saber da experiência, por meio das categorias: tradição; temporalidade; subjetivação. Tais categorias foram identificadas pelas múltiplas formas de reconhecimento do saber da experiência na relação com o passado e o presente. Com isso, busca-se investigar os recursos utilizados pelos professores na transformação do saber da experiência em uma atividade intelectual, na tentativa de extrair elementos conceituais, e que podem assim, estar quebrando com o esvaziamento da historicidade. Por essa razão, a investigação pauta-se nas contribuições da pesquisa qualitativa em sua vertente hermenêutica, sendo os objetos de coleta de dados e de análise as narrativas – escritas ou orais – dos professores participantes da pesquisa.; |
Palavras-chave |
Formação docente; Saber da experiência; Hermenêutica; Temporalidade; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8320; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |