Autor |
Silva, Geruza; Enderle, Adriano; Passamani, Horrana Rodrigues; Nervi, Paloma Natalia Riquetta; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3941185847347316; http://lattes.cnpq.br/5065515832891082; |
Orientador |
Silva, Mônica Martins da; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Culturas juvenis no contexto escolar: reflexões sobre práticas de leitura de estudantes da escola básica municipal “Dilma Lúcia Dos Santos” – Florianópolis-SC; |
Resumo |
No ano de 2017, o projeto PIBID História, da Universidade Federal de Santa Catarina, iniciou uma nova fase de atividades na Escola Básica Municipal “Dilma Lúcia dos Santos”, localizada no bairro Armação em Florianópolis. Como parte das estratégias de inserção dos bolsistas na escola, desenvolvemos diversas atividades de investigação e observação do cotidiano da escola e também da sala de aula da turma 81 (oitavo ano), sob a responsabilidade do professor André Zanotto, supervisor do projeto. Essas experiências têm sido muito significativas para conhecermos a organização e a cultura escolar e seus diferentes sujeitos. Com o objetivo de mapearmos as características das culturas juvenis dos estudantes da nossa turma de referência, elaboramos um questionário sócio-cultural produzido via formulário do Google e aplicado na sala de informática da escola. A partir dos resultados pudemos perceber algumas especificidades e nos aproximar do universo dos estudantes. Destacou-se a frágil relação com a leitura fora da escola, em contraste, com o tempo que esses estudantes dedicam ao uso da internet e de redes sociais. Sob essa chave leitura, pretendemos elaborar algumas reflexões.; |
Palavras-chave |
Cultura juvenil; Leitura; Internet; Docência; Cibercultura; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8310; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |