Autor |
Passamani, Horrana Rodrigues; Geruza Silva, Geruza; Enderle, Adriano; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3941185847347316; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Ensinando a história por meio de raps: a canção popular no trabalho com a educação das relações étnico raciais; |
Resumo |
O uso da linguagem musical, como alternativa metodológica no processo de ensino aprendizagem, pode contribuir positivamente no trabalho e na abordagem das mais diversas temáticas contidas na disciplina História. Tendo em vista o grande potencial didático presente no uso da música em sala de aula, o PIBID História da Universidade Federal de Santa Catarina dará início a uma sequência de oficinas que serão desenvolvidas na turma de oitavo ano da Escola Municipal “Dilma Lúcia dos Santos”, localizada no bairro Armação, em Florianópolis, em que serão discutidos e analisados os diversos assuntos que permeiam a temática das relações étnico-raciais, utilizando da linguagem musical como ponto de partida e embasamento para as aulas expositivas dialogadas que serão realizadas posteriormente com a turma. Trabalhar com recurso musical em sala de aula significa ir além de uma abordagem meramente ilustrativa de determinada época histórica, pois a adoção de tal linguagem visa ultrapassar as barreiras e perspectivas preconcebidas em torno do trabalho com metodologias alternativas.; |
Palavras-chave |
Ensino de história; Música; Diferentes linguagens; Iniciação à docência; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8308; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |