RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Fases da lua: uma alternativa investigativa no ensino fundamental I

Mostrar registro simples

Autor Teles, Laurita Istéfani da Silva; Tomaczeski, Suzane de Almeida; Costa, Sueli do Rocio do Nascimento; Portela, Caroline Dorada Pereira;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9596912878636074; http://lattes.cnpq.br/5291572376115343; http://lattes.cnpq.br/1452342237126792;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Fases da lua: uma alternativa investigativa no ensino fundamental I;
Resumo O presente trabalho insere-se em uma perspectiva que agrega o ensino de ciências por investigação proposto por Carvalho (2013) aplicado a uma proposta didática no 4º ano do ensino fundamental I na Escola Municipal Professor Joaquim Tramujas Filho da cidade de Paranaguá, através do Subprojeto de Física do Instituto Federal do Paraná, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Apresenta-se o planejamento e aplicação de uma proposta didática com o tema fases da lua, inserida em um corpo de sequências didáticas de tópicos de astronomia, com a justificativa de disseminar uma nova metodologia para o ensino de astronomia no ensino fundamental, contribuindo para a formação dos bolsistas, supervisores da escola parceira e educação dos alunos da turma em que a proposta foi desenvolvida, além também dos resultados advindos de uma avaliação diferenciada empregada ao final da prática. Diversos educadores e pesquisadores (Carvalho et al, 2005; Schroeder, 2007; Rodrigues e Teixeira, 2011; Longhini, Nunes e Grillo, 2011; Campos et al, 2012; Loureiro e Lima, 2013) apontam o ensino de física nas séries inicias como fator diferencial e importante para uma alfabetização científica e é nesta perspectiva que este trabalho se insere.;
Palavras-chave Ensino por investigação; Fases da lua; Ensino fundamental;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8292;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística