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Uso indiscriminado de agrotóxicos e o pensamento agroecológico a partir da realidade dos estudantes da EEB Luiz Bernardo Olsen – Rio Negrinho, SC

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Autor Stoeberl, Fernanda Vieira; Lima, Magdielly Kedma Taborda de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6566767992676172; http://lattes.cnpq.br/8639465776963355;
Orientador Neto, Danilo Piccoli;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0885608175150860;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Uso indiscriminado de agrotóxicos e o pensamento agroecológico a partir da realidade dos estudantes da EEB Luiz Bernardo Olsen – Rio Negrinho, SC;
Resumo Na busca de obtenção de excedentes produtivos, os agricultores do distrito de Volta Grande, localizado no município de Rio Negrinho-SC, têm excedido o uso recomendável de pesticidas e negligenciando as recomendações de saúde e ambientais. O uso irresponsável se inicia na não utilização dos equipamentos de segurança, como os EPI’s, entendido como mal passageiro e não percebendo a dimensão dos males causados. Este entendimento superficial dos malefícios, desconsidera os efeitos dos pesticidas no solo, águas e toda a interação com a biota. Condenar os agricultores e suas práticas sem compreender o contexto, o grau de seu conhecimento e as relações locais é um equívoco. A conscientização social-ambiental pressupõe acesso a informação e conhecimento. Neste sentido, levantamos as seguintes indagações: Qual o papel da escola neste processo? Será que as grandes empresas produtoras de pesticidas podem ser consideradas fontes seguras de informação? Os vendedores mostram outras alternativas os apenas aquelas que lhes convém?;
Palavras-chave Conscientização social-ambiental; Agroecologia; Uso da Água;
Tipo Trabalho apresentado em evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8290;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


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