Autor |
Isotton, Andréa Patrícia Probst; Batista, Ana Paula Leão; Pereira, Karina Alice; Kreusch, Larissa; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2679869773837170; http://lattes.cnpq.br/5434039666214160; http://lattes.cnpq.br/1233833756469189; http://lattes.cnpq.br/6579849667132504; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O PIBID e a utilização de procedimentos de ensino na Escola de Educação Básica Paulo Zimmermann; |
Resumo |
Na Escola de Educação Básica Paulo Zimmermann em Rio do Sul – SC, funcionam dois grupos do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID): os Subprojetos Pedagogia e Interdisciplinar. O PIBID é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que oportuniza aos acadêmicos dos cursos de licenciaturas da UNIDAVI, a vivência do cotidiano da sala de aula durante a graduação. O Subprojeto Interdisciplinar foi implantado na escola no ano de 2014 e o Subprojeto Pedagogia, dois anos mais tarde, tendo iniciado suas atividades no ano de 2012, em uma escola de um município vizinho. Os Subprojetos têm como foco, o atendimento de alunos dos 6º e 7º anos matutino e vespertino, com dificuldades relacionadas à alfabetização. A fim de buscarem procedimentos didáticos e pedagógicos alternativos para o atendimento desses alunos, escola e equipes do PIBID se uniram na perspectiva de minimizar as dificuldades e defasagens relativas à aquisição, uso social da leitura e escrita e, especialmente, suas aplicabilidades e especificidades nas diferentes disciplinas escolares.
Neste sentido, o objetivo desta comunicação, é compartilhar as experiências e resultados obtidos no trabalho em sala de aula, a partir do uso de diferentes procedimentos de ensino.; |
Palavras-chave |
Ensino; Aprendizagem; Procedimentos; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8287; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |