Autor |
Koch, Fernando Augusto; Lopes, Jankiel Robert; Dytz, Aline Guerra; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5901655671867121; http://lattes.cnpq.br/0072173018983102; http://lattes.cnpq.br/0626175392184224; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Ensino de física pela experimentação; |
Resumo |
Atualmente, com o grande avanço na área de ciências e principalmente na física, as novas tecnologias, que são frutos desses estudos, causam uma grande influência no cotidiano e nas relações sociais e pessoais. Portanto, é de suma importância e responsabilidade, a formação e qualificação de professores na área.
Assim, é essencial a compreensão dos fenômenos cotidianos e a contextualização dos conceitos de Física, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, Brasil), para transformar o educando em uma pessoa capaz de exercer sua cidadania, atuante e solidária, com capacidade de ler, intervir e mudar o mundo que o rodeia.
A inserção no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/FURG – subprojeto de Física) vem sendo de grande importância para a formação acadêmica inicial e continuada. A ida na escola já nos primeiros anos da graduação proporciona grandes oportunidades para aplicar as práticas pedagógicas estudadas no curso aproximando o licenciando da realidade escolar do ensino médio público brasileiro, tornando o curso de licenciatura mais contextualizado.; |
Palavras-chave |
Formação docente; Práticas pedagógicas; Laboratório de física; Experimentação no ensino médio; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8283; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |