Resumo:
Este trabalho é decorrente do projeto desenvolvido no Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), subprojeto de Pedagogia, foco Gestão Escolar, que abrangem as atividades de gestão: o planejamento, a execução, o acompanhamento e a avaliação de atividades educativas em colégios públicos para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
No final de 2016, no processo de avaliação dos trabalhos realizados e planejamento das atividades para o ano seguinte, definiu-se centrar os estudos e as ações sobre o Conselho de Classe – instância de avaliação do trabalho pedagógico – e subsídio teórico-prático para preparar e oferecer oficinas aos acadêmicos da Pedagogia e demais licenciaturas. Essa definição teve amparo no Parecer CNE/CP 02/2015, o qual define que a formação inicial de todo docente deve possibilitar o “acesso a conhecimentos específicos sobre gestão educacional e escolar, bem como formação pedagógica para o exercício da gestão e da coordenação pedagógica e de atividades afins (DOURADO, 2015, p. 308).