Autor |
Rizzi, Welington Maicon; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9856073484949305; |
Orientador |
Wolff, Rosane; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3925410895884455; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Leitura e escrita: uma estratégia para estudar matemática; |
Resumo |
O presente estudo é resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, realizado no ano de 2016. Tem como foco o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, indicando alguns dos desafios e possibilidades com os quais o professor pode se deparar. Propõe-se identificar, através de propostas de ensino desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – UNISINOS/CAPES, os impactos de atividades envolvendo roteiros de leitura e escrita em aulas de Matemática.
Um dos princípios do subprojeto de Matemática é dar enfoque à leitura e à escrita, objetivando o aprimoramento e o desenvolvimento das estratégias utilizadas na resolução de problemas. Considerando isso, bem como princípios de um trabalho significativo que recomenda a vinculação das atividades com a realidade (VASCONCELLOS, 2002), a proposta de ensino explora conceitos matemáticos a partir de textos informativos de interesse dos alunos.; |
Palavras-chave |
Leitura e escrita; Ensino e aprendizagem da Matemática; Iniciação à docência; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8276; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |