Resumo |
Na educação escolar nos deparamos com muitas preocupações, mas neste momento a que nos parece fundamental é como lidar com cada indivíduo no contexto escolar, uma vez que eles vêm de um contexto, vêm de um lugar, situações, condição social, vulnerabilidade social, com vontades, jeitos, saberes, modos de ser, perspectiva de vida e crenças diferentes uns dos outros. Nessa perspectiva, remetemo-nos ao conceito de Alteridade. Segundo o Dicionário de Filosofia (Abbagnano 2007, p. 35), Alteridade significa: “Ser outro, pôr-se ou constituir-se como outro”. Outro autor de referência na temática Alteridade é Emmanuel Lévinas (2008) que compreende que somente a partir do rosto do Outro é que temos a sensibilidade pelo Outro. Para Lévinas (2008), todos nós somos diferentes uns dos outros. Embora e ao mesmo tempo, para este autor não existe um conceito fechado de Alteridade, ou seja, que acontece através da ação, das atitudes (comportamentos) de cada um para com o Outro. A Alteridade tem como foco o Outro, em suas diferenças como diferente. Ao pensar no Outro entendemos que é outra pessoa, mas não quer dizer que ela não tenha os mesmos direitos que nós. Precisamos compreender quem é aquele Outro, conhecê-lo, colocarmo-nos no lugar dele, sem críticas, sem julgamentos, vivermos o eu-tu profundamente, uma vez que o mundo é diverso de pensamentos, vontades, atitudes e ações, sendo necessário respeitar.; |