RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A presença da alteridade no contexto de uma escola pública de Blumenau-SC: uma analise a partir dos dizeres dos educandos

Mostrar registro simples

Autor Braatz, Ketlin;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9561566788433427;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título A presença da alteridade no contexto de uma escola pública de Blumenau-SC: uma analise a partir dos dizeres dos educandos;
Resumo Na educação escolar nos deparamos com muitas preocupações, mas neste momento a que nos parece fundamental é como lidar com cada indivíduo no contexto escolar, uma vez que eles vêm de um contexto, vêm de um lugar, situações, condição social, vulnerabilidade social, com vontades, jeitos, saberes, modos de ser, perspectiva de vida e crenças diferentes uns dos outros. Nessa perspectiva, remetemo-nos ao conceito de Alteridade. Segundo o Dicionário de Filosofia (Abbagnano 2007, p. 35), Alteridade significa: “Ser outro, pôr-se ou constituir-se como outro”. Outro autor de referência na temática Alteridade é Emmanuel Lévinas (2008) que compreende que somente a partir do rosto do Outro é que temos a sensibilidade pelo Outro. Para Lévinas (2008), todos nós somos diferentes uns dos outros. Embora e ao mesmo tempo, para este autor não existe um conceito fechado de Alteridade, ou seja, que acontece através da ação, das atitudes (comportamentos) de cada um para com o Outro. A Alteridade tem como foco o Outro, em suas diferenças como diferente. Ao pensar no Outro entendemos que é outra pessoa, mas não quer dizer que ela não tenha os mesmos direitos que nós. Precisamos compreender quem é aquele Outro, conhecê-lo, colocarmo-nos no lugar dele, sem críticas, sem julgamentos, vivermos o eu-tu profundamente, uma vez que o mundo é diverso de pensamentos, vontades, atitudes e ações, sendo necessário respeitar.;
Palavras-chave Educação escolar; Alteridade; Formação de professores;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8267;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística