RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Capoeira como exercício corporal para a potência artística

Mostrar registro simples

Autor Carabajal, Luciana Baptista; Campos, Sara Pereira de; Tejada, Ágata Schervenski; Mödinger, Carlos Roberto;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5008432254488254; http://lattes.cnpq.br/0445410182463569;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Capoeira como exercício corporal para a potência artística;
Resumo O projeto Capoeira como exercício corporal para a potência artística pretende oferecer vivências no âmbito teatral com foco corporal dos alunos e na prática docente das pibidianas Luciana Baptista Carabajal e Sara Pereira de Campos enquanto formação de professoras de Teatro. É interessante refletir que, quando falamos em exercícios para o aluno/ator, em termos técnicos, logo nos remetemos aos estudos e parâmetros Europeus, no caso, grandes nomes do Teatro, como Stanislavski, Eugenio Barba, Grotowski, Meyerhold entre outros. Com certeza esses pesquisadores foram aprender em diferentes fontes para assim criar seus métodos de treinamento para o ator ocidental e sociocultural e fisiológico do ser humano numa situação de representação. Pensar em um conjunto de regras artísticas do teatro nos fez perceber que essa manifestação se apresenta como privilegiada para a democratização das linguagens da arte, toda sua estrutura, bem como suas próprias técnicas, são formadas por concepções e epistemologias que as vinculam a um universo cultural particular. Esse projeto pretende refletir sobre essas questões culturais, propondo um alargamento teórico/conceitual sobre a Capoeira, que é a Arte Marcial Brasileira que através dos seus gingados, apresenta golpes de ataque e defesa, e é a grande expressão da cultura popular brasileira, nascida da ânsia de liberdade dos escravos no período colonial do Brasil.;
Palavras-chave Teatro; Capoeira; PIBID; Docência;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8266;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística