Resumo:
O presente trabalho desenvolvido por bolsistas do Curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense do Campus Pelotas almeja relatar a experiência que está sendo vivenciada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) intitulada “A importância do software Geogebra no ensino da Matemática”. Tal trabalho propõe contribuir na integração da Informática com a Matemática.
Observamos que, na sociedade contemporânea, o uso de tecnologias digitais está amplamente disseminado e acreditamos que tais tecnologias devem estar presentes no ensino. Mas esse uso requer necessariamente o desenvolvimento do raciocínio lógico. Assim concordamos com Gravina (1988) quando relata que:
Não são de interesse as ferramentas que guardam características de métodos de ensino que privilegiam simplesmente a transmissão de conhecimento e em que a ‘medida’ de aquisição deste conhecimento é dada pela habilidade do aluno em memorizá-lo e reproduzi-lo, sem que se evidencie um verdadeiro entendimento. Mas sim aquelas que trazem em seus projetos recursos em consonância com concepção de aprendizagem dentro de uma abordagem construtivista, a qual tem como princípio que o conhecimento é construído a partir de percepções e ações do sujeito, constantemente mediadas por estruturas mentais já construídas ou que vão se construindo ao longo do processo, tomando-se aqui a teoria do desenvolvimento cognitivo de J.Piaget como base teórica.
Acreditamos que o trabalho nos permite idealizar possibilidades inovadoras em relação ao ensino da informática em escolas públicas, além de fortalecer a formação docente emancipatória, embasada na realidade vivenciada.