Resumo:
Discussões a respeito de metodologias de ensino das modalidades esportivas aplicadas vêm sido pautadas na literatura devido ao crescimento considerável da quantidade de crianças que estão iniciando alguma modalidade esportiva, tanto dentro do âmbito escolar como em escolas de treinamento esportivo. Porém, é importante que haja certa cautela à iniciação de práticas desportivas competitivas em certa faixa etária, evitando que uma especialização precoce possa vir a afetar o desenvolvimento da criança.
Segundo Kunz (apud NEVES e RAMOS, 2008, p. 01), a especialização precoce é expressa como:
[...]processo pelo qual crianças tornam-se especializadas em um determinado esporte, mas numa idade não apropriada para tal. A prática especializada das habilidades de um determinado esporte, sem a prática das atividades motoras, quase sempre traz como consequência o abandono prematuro da prática esportiva.
As aulas de Educação Física na escola buscam conteúdos que disponham de um conhecimento sob os aspectos lúdicos, cognitivos e sociais. Mas, nota-se que o esporte dentro do âmbito escolar vem sido desenvolvido com os princípios do esporte de alto rendimento.