Resumo:
O presente relato aqui intitulado como Brinquedo e arte: uma experiência pedagógica no PARFOR resulta de uma prática em sala de aula desenvolvida com os graduandos do curso de Artes Visuais PARFOR (Programa Nacional de Formação de Professores) da Universidade Regional de Blumenau - FURB. A atividade foi proposta a partir do pressuposto da disciplina de semiótica cursada no segundo semestre da graduação que apresenta o olhar diferenciado para a elaboração de práticas pedagógicas utilizando a interatividade da linguagem visual, campo este que tem uma amplitude de possibilidades para serem desenvolvidas dentro da área da educação interligando as disciplinas e eixos curriculares. Foi proposto ao grupo o desenvolvimento de práticas pedagógicas aplicáveis em sala de aula dentro do cronograma de um seminário realizado no decorrer das aulas. O desenvolvimento de cada atividade foi realizado por duplas, considerando as propostas de temas distribuídas pelo professor que subsequente foi o orientador. Desta forma surge o nosso objeto de pesquisa e desenvolvimento da experiência pedagógica que aqui apresentamos como brincar, brincar e a semiótica, arte e, brinquedo-arte.