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Trilhas interpretativas como uma prática de iniciação a docência perante a educação ambiental

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Autor Costa, Rafaela Martinelli da; Buzatto, Laiza; Kuhnen, Claudia Felin Cerutti;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6978849910484371; http://lattes.cnpq.br/8455981102697218; http://lattes.cnpq.br/3249558848695592;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Trilhas interpretativas como uma prática de iniciação a docência perante a educação ambiental;
Resumo A lista das grandes transformações no ambiente, decorrentes das atividades antrópicas é longa, essas transformações têm como consequência o declínio e devastação de diversas comunidades biológicas, que demoraram milhões de anos para se desenvolver. Muitas espécies diminuíram de forma muito rápida, e outras, chegaram ao ponto da extinção. Entre as atividades antrópicas que mais afetam o ecossistema podemos citar a caça ilegal e destruição do habitat (PRIMACK e RODRIGUES, 2001). São antigos os problemas ambientais, porém pensar em ações mitigadoras para o cenário que se enfrenta é um fenômeno recente (LIMA, 2015) Dessa forma, se os rumos sociais não sofrerem redirecionamentos, a crise ambiental em um futuro não muito distante, irá atingir catástrofes ambientais, em que grandes contingentes da população mundial virão a ficar sem acesso a água potável, a alimentos saudáveis, solos agriculturáveis, atmosfera com qualidade etc. Assim, há necessidade de estudos que busquem alternativas para questões ambientais, não apenas sob seus aspectos ecológicos, mas também éticos, políticos, sociais, econômicos, científicos, tecnológicos e culturais, ou seja, sob uma visão integrada do ambiente desenvolvida por um enfoque que dê conta das relações existentes. (SARTORI, 2006, p.122). Assim surge a Educação Ambiental, afim de proporcionar alguma solução para os problemas relacionados às ações antrópicas, porém encontra grande dificuldade em mudar a visão das pessoas com relação a utilização dos recursos naturais de forma limitada, além de preservá-los (MARQUES et al., 2014).;
Palavras-chave Conhecimento; Educação ambiental; Trilhas interpretativas;
Tipo Trabalho apresentado em evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8231;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


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