Resumo:
O trabalho aqui apresentado, objetiva propor a confecção e o uso de um modelo didático como forma alternativa para o ensino sobre a gastrite, visando um melhor desenvolvimento do saber e uma maior qualidade no aprendizado. O uso de materiais concretos, vem como um auxílio para minimizar o déficit de aprendizado dos alunos, pois através de modelos biológicos com estruturas tridimensionais ou semiplanas e coloridas, o aprendizado se torna mais efetivo. Materiais desta natureza tornam-se um complemento ao conteúdo escrito e as figuras planas, muitas vezes descoloridas, dos livros. Além do apelo visual, esses modelos permitem que o estudante manipule o material, visualizando-o em diversos ângulos, melhorando, assim, sua compreensão. (ORLANDO et al., 2009). Como as doenças do aparelho digestório atingem um grande número de pessoas, dentre ela a gastrite, é interessante que desde cedo se tenha o conhecimento sobre elas, atentando-se às suas causas e sintomas, para que esta seja percebida precocemente por portadores desta enfermidade, buscando assim, ajuda médica.