RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Jogos de cá e de lá, para todos brincar: a formação inicial de professores em tecnologia assistiva

Mostrar registro simples

Autor Souza, Magali Dias de; Duarte, Degelane Córdova; Badin, Neiva Teresinha;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2627703725508152; http://lattes.cnpq.br/7261185637306485; http://lattes.cnpq.br/6235855899252902;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Jogos de cá e de lá, para todos brincar: a formação inicial de professores em tecnologia assistiva;
Resumo A cadência desse trabalho se estabelece a partir de discussões teórico-práticas acerca dos processos de inclusão de pessoas com deficiência e a necessidade de propostas pedagógicas interdisciplinares no processo formativo inicial de professores, realizados nos Cursos de Licenciaturas. Segundo o artigo 5º da Resolução 02 de 01 de julho de 2015, que dispõe sobre a formação inicial em cursos superiores e formação continuada de docentes da Educação Básica, entre seus princípios destaca-se, no inciso II: [,,,] a formação dos profissionais do magistério (formadores e estudantes) como compromisso com projeto social, político e ético que contribua para a consolidação de uma nação soberana, democrática, justa, inclusiva e que promova a emancipação dos indivíduos e grupos sociais, atenta ao reconhecimento e à valorização da diversidade e, portanto, contrária a toda forma de discriminação (BRASIL, 2015, p 4). Nessa direção, desenvolveu-se a experiência realizada a partir do Projeto de Ensino Jogos de cá e de lá, para todos brincar! Realizado no ano letivo de 2016, o referido projeto envolveu doze acadêmicos e cinco docentes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú (IFC-CAM), SC.;
Palavras-chave Formação inicial de professores; Inclusão escolar; Tecnologia assistiva; Jogos adaptados;
Tipo Trabalho apresentado em evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8191;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística