Autor |
Souza, Magali Dias de; Duarte, Degelane Córdova; Badin, Neiva Teresinha; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2627703725508152; http://lattes.cnpq.br/7261185637306485; http://lattes.cnpq.br/6235855899252902; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Jogos de cá e de lá, para todos brincar: a formação inicial de professores em tecnologia assistiva; |
Resumo |
A cadência desse trabalho se estabelece a partir de discussões teórico-práticas acerca dos processos de inclusão de pessoas com deficiência e a necessidade de propostas pedagógicas interdisciplinares no processo formativo inicial de professores, realizados nos Cursos de Licenciaturas. Segundo o artigo 5º da Resolução 02 de 01 de julho de 2015, que dispõe sobre a formação inicial em cursos superiores e formação continuada de docentes da Educação Básica, entre seus princípios destaca-se, no inciso II:
[,,,] a formação dos profissionais do magistério (formadores e estudantes) como compromisso com projeto social, político e ético que contribua para a consolidação de uma nação soberana, democrática, justa, inclusiva e que promova a emancipação dos indivíduos e grupos sociais, atenta ao reconhecimento e à valorização da diversidade e, portanto, contrária a toda forma de discriminação (BRASIL, 2015, p 4).
Nessa direção, desenvolveu-se a experiência realizada a partir do Projeto de Ensino Jogos de cá e de lá, para todos brincar! Realizado no ano letivo de 2016, o referido projeto envolveu doze acadêmicos e cinco docentes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú (IFC-CAM), SC.; |
Palavras-chave |
Formação inicial de professores; Inclusão escolar; Tecnologia assistiva; Jogos adaptados; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8191; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |