Autor |
Lopes, Luiz Gustavo Alves; Salomão, Marina; Flores, Tanise; Martins, Pablo; Hefler, Sonia Marisa; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9903289228051280; http://lattes.cnpq.br/2232169421985462; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
PIBID biologia – FURG: um resgate das contribuições para a formação inicial docente; |
Resumo |
Em um breve histórico podemos reconhecer que o ensino de ciências se instaurou, a princípio, para a formação exclusiva de cientistas da elite e não se atentava às questões sociais, econômicas e políticas; tal conhecimento era restrito, hegemônico e universal. No contexto acadêmico, a linguagem científica se apresenta como ferramenta para legitimar a formação profissional; e se estabelece de maneira precisa, específica e, não obstante, autorizada. Mas e nas escolas?
Nos cursos de licenciatura, enxerga-se hoje, sob a perspectiva freireana, uma preocupação ao que concerne a prática docente e as circunstâncias em que ocorre a construção coletiva dos múltiplos saberes. Neste viés, o PIDIB (Programa Interdisciplinar de Bolsas de Iniciação à Docência) se insere como oportunidade na formação inicial de futuros docentes por se alocar na interface entre universidade e escola, reforçando a tríade formativa que envolve professores, licenciandos, e estudantes.; |
Palavras-chave |
Portfólios; Práticas pedagógicas; Múltiplos saberes; Espaço formativo; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8178; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |