Autor |
Almeida, Kátia Rocha de; Almeida, Bruna Aparecida; Junglos, Jessiel Odilon; Schütz, Monique Cristina Francener Hammes; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1382351851033098; http://lattes.cnpq.br/295922897281253; http://lattes.cnpq.br/4596864231125167; http://lattes.cnpq.br/6213095276348981; |
Orientador |
Cervi, Gicele Maria; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3699065025945919; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Escola, PIBID e currículo: interferências do subprojeto letras/português do PIBID/FURB; |
Resumo |
As mudanças na sociedade provocam discussões sobre a escola e sobre o currículo. Essas discussões alteram as propostas curriculares, o cotidiano das escolas e as práticas escolares. As alterações são promovidas, também, por interferências de políticas públicas educacionais, como o PIBID. Assim como salienta Azevedo (2004, p. 5) “o conceito de políticas públicas implica considerar os recursos de poder que operam na sua definição e que têm nas instituições do Estado, sobretudo na máquina governamental, o seu principal referente” e segundo Camargo (2016) políticas educacionais se apresentam como políticas públicas que se dirigem a resolver questões educacionais. O PIBID, uma política educacional, aproxima universidade e educação básica desenvolvendo atividades voltadas para a iniciação à docência de estudantes de licenciatura. Um dos seus objetivos é renovar os processos educacionais por intermédio de experiências metodológicas de caráter inovador e interdisciplinar.; |
Palavras-chave |
Escola; Currículo; PIBID; Letras; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8173; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |