Autor |
Barboza, Ana Caroline Frigéri; Silva, Tatiane Dutra da; Junior, Ademir Pereira; Cousin, Alexandra Oliveira Abdala; Trivizoli, Lucieli Maria Trivizoli da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6969902602667758; http://lattes.cnpq.br/1358706771374098; http://lattes.cnpq.br/9709453455962411; http://lattes.cnpq.br/2985360678529620; http://lattes.cnpq.br/6611638656301749; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Acompanhamento em sala de aula de matemática: um relato da experiência com alunos do 6° ano do ensino fundamental; |
Resumo |
No presente trabalho serão apresentadas ações que foram abordadas em atividades de acompanhamentos em salas de aulas de Matemática, com um professor supervisor, em uma escola parceira onde o subprojeto PIBID-Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem sido desenvolvido no ano letivo de 2017. As ações em questão tratam da abordagem realizada pelo professor supervisor Ademir Pereira Junior, nas turmas de 6º anos do Ensino Fundamental, sobre sessões de cálculo mental envolvendo as quatro operações elementares: adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais, sendo desempenhada com os alunos uma vez por semana. Nestas sessões, os discentes devem criar estratégias para resolver as operações sem utilizar a conta “armada”, e são estimulados a pensar, apesar das diversas facilidades que envolvem os métodos de resoluções tradicionais.; |
Palavras-chave |
Cálculo mental; Educação matemática; Operações matemáticas elementares; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8171; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |