Resumo:
O presente pesquisa tem como temática refletir sobre o uso da plataforma Youtube no ensino de História na turma de oitavo ano da escola Herondina Medeiros Zeferino (Florianópolis – SC). A escola Municipal, localizada ao norte da ilha de Florianópolis no bairro Ingleses, recebeu o PIBID - História desde 2013 e ao longo desses anos desenvolvemos pesquisas buscando refletir o ensino de História. Em parceria com os professores Henrique Tobal e Marcos Trindade, os bolsistas vêm fazendo diversas atividades pensando o processo formativo em docência em campo.
Este trabalho focaliza pensar um ensino que dialogue com a cultura do aluno e seus saberes prévios, visto que, os jovens possuem e alimentam linguagens, saberes e comportamentos próprios, onde esses aspectos afetam as diversas formas de relações dentro do espaço escolar. A pesquisa destaca a ligação dos jovens com as mídias, os eletrônicos, o consumo audiovisual, propondo a partir disso, uma análise sobre uso de novas linguagens em sala de aula.