Autor |
Costa, Cíntia Fernanda da; Grendene, Luís Almiro; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3986348528797517; |
Orientador |
Moço, Maria Cecilia de Chiara; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8433358795808593; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Entre mitos e fatos – um relato de experiência interdisciplinar sobre o tema astronomia; |
Resumo |
Estudos recentes que trabalham com o tema da interdisciplinaridade, demonstram que a mesma é mais do que um conceito teórico, é uma prática que diz respeito à junção dos conhecimentos disciplinares e suas interações conceituais, instrumentais e metodológicas (CANDIOTTO, 2001).
Como ferramenta de abordagem para a interdisciplinaridade, Freire propõe o Tema Gerador como superação, tanto do dualismo sujeito-objeto, quanto da fragmentação do saber decorrente do paradigma científico moderno (FREIRE, 1970; FREIRE, 1996; ZITKOSKI, HAMMES, LEMES, 2016). Na pedagogia de Paulo Freire, o tema gerador é justamente o objeto de interesse que, uma vez explorado, promover-se-á como fonte dos diálogos entre educadores e educandos (FREIRE, 1970).; |
Palavras-chave |
Interdisciplinaridade; Astronomia; Biologia; Temas geradores; PIBID; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8151; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |