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Oficinas de língua portuguesa: retomando competências e ressignificando a aprendizagem de língua portuguesa em uma turma de 6º ano

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Autor Freitas, Jaqueline Fagundes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7913531065585613;
Orientador Fronza, Cátia de Azevedo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8861465576589134;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Oficinas de língua portuguesa: retomando competências e ressignificando a aprendizagem de língua portuguesa em uma turma de 6º ano;
Resumo A presente pesquisa baseia-se na teoria sociocultural de Vygotsky (1988, 1998) e sua perspectiva da aprendizagem pela mediação, apoiando-se também em fundamentações da pesquisa-ação colaborativa (PIMENTA, 2005; WELLS, 2009), além de apresentar entendimentos de linguagem e Linguística Aplicada (COSTA-HÜBES, 2009; MOITA LOPES, 2006). Além disso, consideram-se autores que se manifestam sobre tecnologias digitais (VEEN; VRAKKING, 2009; LÉVY, 2010) e tarefas colaborativas (KLEIMAN, 2007; MORAN, 2013) como abordagens que podem contribuir para a apropriação dos conhecimentos em língua portuguesa. O objetivo principal desta pesquisa é conhecer os interesses dos alunos a partir de entrevistas, buscando informações que possam contribuir para a aprendizagem e uso da língua portuguesa no seu dia a dia. Assim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 22 alunos de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública regular de um município do Rio Grande do Sul, a fim de entender o que é significativo/relevante para eles no que diz respeito ao ambiente de aprendizagem de língua portuguesa. Os dados gerados foram analisados para se tornarem referência em uma proposta de oficinas para práticas pedagógicas. Nesta análise, encontram-se ponderações positivas na aprendizagem desses participantes no que se refere à motivação para aprender e apropriação de habilidades como leitura e escrita. Por meio desta pesquisa, percebemos a importância de dar voz aos alunos para tentar compreender o que, de fato, pode ser interessante e significativo para sua aprendizagem, uma vez que, desse modo, os aprendizes podem mostrar outros caminhos para um planejamento pedagógico eficiente.;
Abstract The present research is based on Vygotsky's sociocultural theory (1988, 1998) and his perspective of learning through mediation, also based on the foundations of collaborative action research (PIMENTA, 2005; WELLS, 2009), besides presenting understandings of language and Applied Linguistics (COSTA-HÜBES, 2009; MOITA LOPES, 2006). In addition, it is considered authors that express about digital technologies (VEEN; VRAKKING, 2009; LÉVY, 2010) and collaborative tasks (KLEIMAN, 2007; MORAN, 2013) as approaches that may contribute to the appropriation of knowledge in Portuguese language. The main objective of the research is to know the interests of the students from interviews, seeking information that can contribute to the learning and use of the Portuguese language in their daily life. Thus, semi-structured interviews were done with 22 students from the 6th grade of Elementary School that study in a regular public school of a city of Rio Grande do Sul, in order to understand what is significant/relevant to them about the learning environment of Portuguese language. The data generated were analyzed to become reference in a proposal of workshops for pedagogical practices. In this analysis, there are positive weights in the learning of these participants regarding the motivation to learn and appropriation of skills such as reading and writing. Through this study, we realize the importance of giving voice to the students to try to understand what, in fact, may be interesting and meaningful for their learning, since, therefore, the learners can show other ways for an efficient pedagogical planning.;
Palavras-chave Língua portuguesa; Aprendizagem; Ensino Fundamental; Portuguese language; Learning; Elementary School;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-02-25;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8136;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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