Autor |
Rodrigues, Matheus Moreto Guisso; Cavalcante, Pablo Alexsandro; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3280599144990018; http://lattes.cnpq.br/4901617639552800; |
Orientador |
Santana, Márcio; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Colégio Estadual Vicente Rijo: pensando a história da instituição a partir dos funcionários; |
Resumo |
O presente resumo tem por objetivo apresentar um dos projetos desenvolvidos pela dupla de bolsistas citada acima, intitulado: “70 anos do Colégio Vicente Rijo: memórias daqueles que o construíram”. Projeto esse que é parte integrante das propostas de intervenções e/ou oficinas fomentadas através das iniciais observações diante a turma, feitas no decorrer do ano letivo de 2016, na cidade de Londrina-PR. Os acompanhamos foram realizados com uma turma de 6º ano no Colégio Estadual Vicente Rijo. Toda a base teórica-metodológica do projeto foi pensada em convergência com a temática Memória e identidades do PIBID em 2016, em coerência com o septuagésimo aniversário do colégio. A elaboração de atividades ocorreu de maneira que possibilitou unir a data comemorativa do colégio, a temática formulada pelo programa, o conhecimento da utilização da História oral – adquirido através de cursos de formação na Universidade – e o foco principal: a colaboração e atuação dos alunos para que o projeto fosse sistematizado e executado. Com a intencionalidade de fazer os estudantes ativos em seu processo de desenvolvimento, as etapas que constituíram o projeto foram criadas pelos próprios alunos, como a formulação de perguntas e entrevistas feitas posteriormente com os funcionários.; |
Palavras-chave |
História oral; Memória; PIBID; Vicente Rijo; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8091; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |