Autor |
Mena, Liziane Padilha; Tarouco, Angélica Rodrigues; Chaves, Letícia Leite; Acosta, Maria Alice Moreira; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6451009185605231; http://lattes.cnpq.br/7788940786045096; http://lattes.cnpq.br/8154889179412762; http://lattes.cnpq.br/0955442728836195; |
Orientador |
Bierhalz, Crisna Daniela Krause; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8524665688345631; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A experimentação no ensino de Ciências: concepções dos discentes; |
Resumo |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, vinculado ao Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus Dom Pedrito, desenvolveu no ano de 2016 o projeto Laboratório Funcional em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, contemplando cem alunos inseridos em cinco turmas das séries finais do Ensino Fundamental.
O projeto foi planejado e executado atendendo a uma demanda evidenciada no diagnóstico inicial, realizado no período de implementação do PIBID na instituição, no ano de 2014, o qual tanto a direção, professores e alunos mencionaram a importância de revitalizar o espaço do laboratório de Ciências. Em relação ao laboratório, a escola disponibiliza uma sala ampla, com bancadas e vidrarias, no entanto, este espaço é
subutilizado pedagogicamente em função da indisponibilidade dos professores e prevalência de aulas de Ciências expositivas.; |
Palavras-chave |
PIBID; Laboratório funcional; Experimentação; Projeto; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8077; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |