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Comportamento do consumidor na rede: o caso AREZZO no Facebook

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Autor Lacerda, Alana Bauer;
Orientador Horta, Daniela Miranda Oliveira;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0446160799849926;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Comportamento do consumidor na rede: o caso AREZZO no Facebook;
Resumo Este trabalho tem por objetivo compreender o poder do consumidor nas redes sociais, especificamente o Facebook. Diante do contexto atual, em que o consumidor compreende sua individualidade e deseja defender seus interesses, a internet veio como meio de potencializar sua comunicação com uma marca ou empresa. O marketing viral caracteriza-se também como consequência desse novo contexto: mensagens de interesse dos indivíduos espalham-se na rede tal como um vírus e, em dias, tornam-se do conhecimento de milhares de pessoas. É o que ocorreu com a empresa de calçados femininos que foi objeto do estudo de caso deste trabalho: a Arezzo no mês de abril do ano de 2011, lançou a coleção Pelemania, que continha peças feitas com pele de animais. Devido aos protestos dos consumidores na rede, em alguns dias a empresa decidiu retirar a coleção de circulação. Como ferramentas para o estudo de caso utilizou-se análise documental que continha conteúdo noticioso sobre o caso, análise de conteúdo nas fan pages do Facebook “Arezzo” e “Boicote Arezzo” e entrevistas. As conclusões apontam para o fato de que o consumidor possui um alto poder de conversação e influência sobre uma marca. Entretanto, mesmo quando negativas, mensagens em massa dos consumidores podem trazer uma maior lembrança sobre a marca e, como ocorreu no caso Arezzo, o aumento das vendas.;
Abstract This study aims to understand the consumer power in the social webs, especially Facebook. On the current context, in which consumer knows his individuality and aspires to defend his interests, internet has come as an able vehicle to empower his communication with a brand or a company. Buzz marketing is characterized as a consequence of this new context: interesting messages for people are spread on the web like a virus and, in some days, become known to thousands of people. This is what happened to the company of women shoes that was the study object of this thesis: Arezzo, in April 2011, launched the collection named Pelemania, which had parts made of animal skin. Due to the consumer protests on the internet, in some days the company decided to remove the collection from stores. The tools used to this study were documentary analysis on journalistic material about the case, content analysis on Facebook fan pages “Arezzo” and “Boicote Arezzo” and interviews. The conclusions lead to the fact that consumers have a elevated power of talking and influence with brands. However, even when disseminating negative messages, it may cause an increase in brand remembrance and a consequent increase in sales, as it occurred with Arezzo.;
Palavras-chave Poder do consumidor; Facebook; Marketing viral; Consumer power; Facebook; Buzz marketing;
Tipo TCC;
Data de defesa 2011-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8074;
Nivel MBA;
Curso Marketing Estratégico e Vendas;


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