Autor |
Silveira, Jamille da; Simões, Andressa; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5303296636689118; http://lattes.cnpq.br/0430373187286442; |
Orientador |
Grando, Elma Cristina; Lopes, Márcio Roberto; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1573393061349804; http://lattes.cnpq.br/1171271860654816; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Relato de experiência: oficinas pedagógicas sobre gênero e sexualidade a partir do caso “Alan Turing” e “cura gay”; |
Resumo |
Sabe-se que existe uma dificuldade de inserir o debate sobre gênero e sexualidade em sala de aula, muitas vezes pela falta da implementação nas bases curriculares, outras vezes pela própria formação dos professores. No entanto, é função do professor contribuir com valores e práticas para acabar com desigualdades em sala de aula. Estes assuntos foram sustentados pelo projeto PIBID, realizado no Colégio Estadual Professor Elysio Vianna, e teve como principal eixo temático os direitos humanos. Sendo assim, primeiramente, realizou-se uma mostra do filme “O jogo da imitação”, analisando o caso de Alan Turing, vítima de preconceito a respeito de sua sexualidade. E, após, para relacionar sua trajetória de vida com as notícias atuais sobre “Cura Gay”, será realizado um jornal em colaboração e participação dos próprios estudantes do colégio.; |
Palavras-chave |
Diversidade; Sexualidade; Oficinas pedagógicas; Direitos humanos; Docência; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8069; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |