Autor |
Santos, Davi Medeiros dos; Deus, Mariana Abreu de; Kaupe, Suziélen Colares Jardim; Gentil, Viviane Kanitz; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1815895113265917; http://lattes.cnpq.br/8695684866010366; http://lattes.cnpq.br/8911943295889208; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
PIBID: alfabetizando e letrando através dos jogos pedagógicos; |
Resumo |
O presente trabalho visa relatar experiências dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID - subprojeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade da Região da Campanha/URCAMP – Bagé, que tem suas práticas permeadas por atividades lúdicas, em especial o desenvolvimento de jogos pedagógicos centrados no processo de alfabetização e letramento, tendo como público alvo alunos que apresentam defasagem de aprendizagem, diagnosticados através de instrumento especifico, baseado nos níveis de desenvolvimento de Emilia Ferreiro (1999). Acredita-se que através da atividade lúdica e do jogo, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, o que é mais importante, vai se socializando (SOARES, 2013).; |
Palavras-chave |
PIBID; Alfabetização; Letramento; Lúdico; Jogos; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8065; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |