Autor |
Reinheimer, Dalva Neraci; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0407489410040797; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Narrativa e imagens no ensino de história; |
Resumo |
As aulas de forma geral, e talvez mais na área das ciências humanas, está centrada na narrativa, e normalmente vem seguida de um estudo de texto. Rüssen (2012) reitera de que o ensino de história recebe uma crítica profunda pelo domínio da narrativa. Para o autor a questão da dependência entre a didática para o ensino de história e a narrativa não se soluciona buscando e aplicando outras formas de narrativas de comunicação, mas na busca de um novo nível que a narrativa deva possuir. A narrativa traz a experiência histórica e por isso toca emocionalmente as pessoas, se pudermos levar esse aspecto para as aulas teremos uma experiência de aprendizagem pré-racional, estabelecendo um contato mais afetivo com os alunos preparando o campo para uma aprendizagem histórica como em qualquer outra ciência.; |
Palavras-chave |
Ensino de história; Cinema e história; Narrativas; Imagens; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8049; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |