Autor |
Freitas, Raquel de Oliveira; |
Orientador |
Castilhos, Rodrigo Bisognin; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5575431816537536; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Modelo de percepção e adoção a novas indicações de produtos já existentes: um estudo na área farmacêutica; |
Resumo |
A inovação pode assumir um papel central na geração de uma vantagem competitiva. Essa pesquisa buscou analisar o processo de inovação no setor farmacêutico, através da identificação dos fatores que exercem influência sobre a adoção de uma nova indicação de um medicamento já existente. O produto que foi objeto desse estudo foi um antihipertensivo (Telmisartana). Para a realização da pesquisa foi realizada uma survey com médicos Cardiologistas e clínicos gerais em cidades localizadas no Vale dos Sinos, Canoas e Litoral Norte, com uma amostra de 48. Os resultados das análises indicam que os médicos que dão maior importância para a existência de comprovação de resultados clínicos satisfatórios foram os que mais tem o perfil inovador. Além disso, os resultados indicam que os médicos que dão maior importância aos aspectos positivos do princípio ativo foram os que mais o adotaram. Por fim, os resultados mostraram que os médicos que mais valorizam a propaganda dos laboratórios e que mais participam de congressos médicos tendem a ser mais inovadores.; |
Palavras-chave |
Adoção; Medicamentos inovadores; Princípio ativo; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2011-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8004; |
Nivel |
MBA; |
Curso |
Marketing Estratégico e Vendas; |