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metadataTrad.dc.contributor.author Galhardi, Luciana Pletsch;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/1739913073018884;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Fischer, Gustavo Daudt;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6063859084730300;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A imagem-comoção publicitária no audiovisual da web;
metadataTrad.dc.description.resumo A tese apresenta a proposta do conceito de imagem-comoção publicitária, que aborda o audiovisual publicitário da web como comunicação persuasiva geradora de comoção. Partindo das percepções e dos afetos sobre produtos audiovisuais, propomos pensar um fenômeno que se atualiza na construção – retórica, memorial, estética – que a publicidade faz da comoção. O conceito construído parte de autores como Bergson, Deleuze, Didi-Huberman, Eisenstein e Gumbrecht, entre outros. Utilizando os aportes metodológicos da desconstrução e dissecação, cartografamos imagens focalizando estéticas, técnicas, linguagem audiovisual e produção de sentidos discursivos em seis audiovisuais da marca Johnson & Johnson inseridos na plataforma YouTube. Discutimos as imagens enquanto imagens que evocam memória, imagens técnicas, imagens públicas, que falam sobre nós, e contam a nossa história sobre o que a cultura considera comovente e emocionante. Como resultados, vemos que tais imagens fazem parte de uma imagem maior do audiovisual publicitário, nos quais comparecem os gestos afetivos que se atualizam na imagem e retórica publicitária produtora de comoção.;
metadataTrad.dc.description.abstract The thesis presents the proposal of the concept of image-commotion advertising, which approaches the audiovisual advertising of the web as persuasive communication that generates commotion. Starting from the perceptions and affections about audiovisual products, we propose to think about a phenomenon that is updated in the construction - rhetoric, memorial, aesthetics - that publicity makes of commotion, from a quality - the audiovisualities - present in advertising videos. The concept was built by authors such as Bergson, Deleuze, Didi-Huberman, Eisenstein and Gumbrecht, among others. Using the methodological contributions of deconstruction and dissection, we mapped images focusing on aesthetics, techniques, audiovisual language and the production of discursive meanings in six Johnson & Johnson brand audiovisuals inserted in the YouTube platform. We discuss the images as images that evoke memory, technical images, public images that speak about us, and tell our story about what culture feels moving and exciting. As results, we see that these images are part of a larger image of the audiovisual advertising, in which appear the affective gestures that are updated in the image and advertising rhetoric that produces commotion.;
metadataTrad.dc.subject Publicidade; Imagem-comoção; Retórica; Audiovisual publicitário; Johnson & Johnson; Publicity; Image-commotion; Rhetoric; Audiovisual advertising; Johnson & Johnson;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2019-01-10;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7969;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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