Autor |
Almeida, Duilio Queiroz de; Camargo, Michaela; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8002127946209763; http://lattes.cnpq.br/7740342422730456; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A inserção de acadêmicos do primeiro período da licenciatura em educação física no contexto educativo: contribuições do PIBID/CAPES UFPR na construção do desejo pela docência; |
Resumo |
O PIBID é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC) que através de parceiras das Instituições de Ensino Superior (IES) com escolas de Educação Básica apresentam projetos de iniciação à docência. No curso de Licenciatura em Educação Física da UFPR o PIBID conta com três subprojetos, sendo que o estudo realizado faz parte do subprojeto Educação Física 1 que tem como tema “Experiências Sociocorporais e a Educação Física Escolar: A Docência que se Constrói na Escola” que parte da compreensão de que “as experiências sociocorporais representam papel significativo nas escolhas e predileções durante a formação inicial dos futuros professores, muitas vezes, tais experiências podem marcar a própria trajetória acadêmica desses sujeitos.; |
Palavras-chave |
Educação física; Docência; Formação inicial; PIBID; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7956; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |