Autor |
Freitas, Caroline; Oliveira, Giovana; Schaun, Kimberling; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6027642936611050; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Projeto de criação literária em língua estrangeira – Dom Quixote; |
Resumo |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) promove a inserção de licenciandos na rede pública de ensino antes de cursar a disciplina de estágio curricular obrigatório, possibilitando a construção de sua identidade docente através do contato com a realidade escolar no início da graduação. A atuação dos bolsistas na escola se dá por meio de sua participação em sala de aula com o supervisor (o professor regente da disciplina).
A metodologia do PIBID Espanhol UFRGS é baseada na pedagogia de projetos, que, a partir do estudo de um tópico ou gênero textual ao longo de uma sequência de aulas, visa uma abordagem da língua em contextos de situação comunicativa real, promovendo um ensino mais próximo do cotidiano dos alunos e desenvolvendo sua autonomia; e no método de pesquisa-ação, que integra o conhecimento teórico e prático, ou seja, trata-se de uma “estratégia para o desenvolvimento de professores e pesquisadores de modo que eles possam utilizar suas pesquisas para aprimorar seu ensino e, em decorrência, o aprendizado de seus alunos” (TRIPP, 2005). Além do contato em sala de aula, os licenciandos participam de eventos para a divulgação do trabalho, ministram cursos de formação continuada para professores da rede pública ou graduandos do curso de Letras. Toda semana há reuniões de planejamento e discussão de bibliografia teórica.; |
Palavras-chave |
Literatura; Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira; Ensino Fundamental; Produção textual; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7925; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |