Autor |
Oliveira, Giovana; Freitas, Caroline; Ramires, Caroline; Schaun, Kimberling; Geller, Vitória; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6027642936611050; http://lattes.cnpq.br/3506475573366776; |
Orientador |
Nariño, Monica; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Projeto viagem no tempo – um olhar para o futuro em língua estrangeira; |
Resumo |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que oferece ao aluno de licenciatura contato com o ambiente escolar antes de chegar às disciplinas de estágio obrigatório, ao final do curso. O subprojeto Espanhol, do PIBID da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), funciona da seguinte maneira: os bolsistas, atualmente 14, realizam intervenções nas aulas de espanhol das escolas parceiras, com atividades que complementam e expandem a noção de aula dos alunos do ensino básico, orientados tanto pela professora supervisora da escola (professora regente da disciplina) quanto pela coordenadora do subprojeto na universidade. Todas as semanas os licenciandos vão à escola, para observar ou realizar atividades, e também se reúnem com o grupo para exposição e debate dos dados observados e alcançados. Todas as atividades ministradas pelos bolsistas do PIBID são feitas e postas em prática em duplas.; |
Palavras-chave |
Licenciatura; PIBID; Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira; Ensino Fundamental; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7919; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |