Autor |
Arruda, Débora Trois; |
Orientador |
Santos, Izabel Cristina da Rosa dos; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2466561609781111; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Estudo da implementação do sistema SAP/SPIRIDON em uma empresa de serviços de engenharia; |
Resumo |
Este trabalho analisou o processo de implementação do SAP/Spiridon em uma empresa de serviços de engenharia, um sistema de informação que objetiva otimizar e integrar todos os departamentos e procedimentos de uma empresa em um único sistema. Foi realizado um levantamento sobre a estrutura e o histórico do processo de implementação do sistema na empresa de serviços de engenharia, assim como foi realizada uma análise dos aspectos positivos encontrados pelos entrevistados. Por fim, foram verificadas as dificuldades do processo apontadas pelos entrevistados. Foram coletados dados primários através de entrevistas semi-estruturadas com alguns usuários do novo sistema e dados secundários do Setor de Compras da empresa em questão, setor este responsável pela implementação e estruturação da nova mudança da empresa. A metodologia foi baseada no estudo de caso e as análises foram realizadas através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram a relevância de um processo de implementação de um sistema de informação propriamente adequado para uma empresa de serviços.; |
Abstract |
This study analyzed the process of implementing SAP/Spiridon in an engineering services company, an information system that aims to optimize and integrate all departments and procedures of a company in a single system. A survey on the structure and history of the process of implementing the system in the company of engineering services, as well as an analysis of the positive aspects found by the interviewees. Finally, were checked the difficulty of the case mentioned by respondents. Were collected primary data through semi-structured interviews with some user of the new system and secondary data from the purchasing company in question, this industry responsible for implementing and structuring the new company’s turnaround. The methodology was based on case study and analysis were performed using the technique of content analysis. The results demonstrated the relevance of a process of implementing a proper information system suitable for a service company.; |
Palavras-chave |
Sistemas de Informação; SAP; Mudanças; Information Systems; SAP; Changes; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2011-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7907; |
Nivel |
MBA; |
Curso |
Gestão Empresarial; |