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Autor Vigarani, Valdir de Mello;
Orientador Frantz, Paulo Roberto Garcia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4549739461366258;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Quadro dos clientes inadimplentes;
Resumo Este trabalho objetiva primeiramente elencar as principais características dos clientes inadimplentes há mais de 90 dias da amostra utilizada (agência Eldorado do Sul, Banco Banrisul, da região Metropolitana de Porto Alegre), identificando se predominam uma ou mais características comuns, tabulando e analisando os dados obtidos, traçando assim um perfil do cliente inadimplente. Contempla também, demonstrar como funciona o processo de concessão de crédito; quais critérios são avaliados; o que pontua mais e menos. Enfim como é montado o processo de concessão de crédito rotativo e pré-aprovado, considerando as características de cada cliente, obtidas através do seu cadastro. Pretende-se, com os dados obtidos no estudo de caso, analisando-se os números encontrados, demonstrar que uma concessão de crédito mais acertada, inicia com um bom cadastro; atualizado e com informações fidedignas. Comprova-se a afirmação pelos números apontados na pesquisa: 72,5% dos clientes da amostra não foram localizados; 38% destes clientes efetuaram a última atualização cadastral em 2008 e 32,5% em 2009. Conjuntamente com a análise dos dados cadastrais, é importante utilizar a técnica dos 5 C’s, onde se destaca o item Condições: este item contempla a estabilidade no emprego, que no estudo identificou que 77,5% dos clientes da amostra permanecem na mesma empresa entre um e cinco anos. Aspectos relevantes constatados na pesquisa, referem-se ao tipo de empresa nas quais trabalham os clientes da amostra (76,5% trabalham em empresa privada), ao grau de escolaridade baixo (34,5% possuem ensino fundamental, 27,5% possuem ensino médio) e a média salarial dos clientes (80% recebem até R$ 1.000,00) e também o sexo e a idade dos clientes da amostra (67,5% sexo masculino, 52% com idade entre 26 e 35 anos). Outros aspectos foram pesquisados e serão conjuntamente analisados no decorrer do trabalho, na tentativa de identificar quais características encontradas levam o cliente a inadimplir e o que pode ser feito para diminuir os atuais índices.;
Palavras-chave Inadimplência; Perfil; Cadastro; Crédito;
Tipo TCC;
Data de defesa 2011-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7893;
Nivel MBA;
Curso Gestão Bancária;


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