RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Portabilidade bancária: a percepção dos clientes funcionários públicos da agência do Vale em Cachoeirinha sobre o tema

Mostrar registro simples

Autor Lopes, Silvio Luiz dos Santos;
Orientador Coutinho, Josefina Maria Fonseca;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2666628808984953;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Portabilidade bancária: a percepção dos clientes funcionários públicos da agência do Vale em Cachoeirinha sobre o tema;
Resumo A partir de primeiro de janeiro de 2012, os funcionários públicos das três esferas do poder, poderão escolher a instituição financeira em que receberam seus vencimentos. Esta é a premissa, irrefutável, conforme Resolução do Banco Central do Brasil. Em um mercado altamente competitivo, como o bancário, os bancos públicos até então mantenedores destas contas, teriam motivos para preocupar-se com uma possível onda migratória de clientes funcionários públicos para bancos concorrentes? Os produtos e serviços são bons o suficiente, os seus clientes estão satisfeitos e logo, conforme demonstrado ao longo do trabalho, cliente plenamente satisfeito, fiel é menos sujeito a mudanças. Assim, este trabalho por meio de um estudo de caso a agência do Vale em Cachoeirinha do Banrisul, serviu de objeto de estudo no intuito de medir a percepção dos clientes quanto aos produtos e serviços ofertados pelo banco, seu grau de satisfação e em sua visão onde o banco precisa empenhar maiores esforços em busca da fidelização deste público que será altamente assediado pela concorrência. Como resultado, identificou-se que o Banrisul, neste trabalho representado pela agência do Vale, possui mais pontos fortes que fracos, mas mesmo assim estes, conforme questionário respondido pelos clientes no período de 25 de agosto de 2011 à 15 de setembro de 2011 precisam ser analisados com maior atenção por parte do banco, o exemplo tácito mais citado em vários quesitos é o tempo de espera para atendimento nas agência do Banrisul, a “fila”. Concluiu-se que o Banrisul, um banco público, detém uma marca forte e as deficiências apontadas pelos clientes, também são visíveis na concorrência,portanto, é só colocar em curso projetos para sanar algumas anomalias diagnosticadas pelos clientes funcionários públicos, reforçar o foco nas estratégias de marketing (externo,interativo e interno). Acredita-se que suprida estas deficiências e o aprimoramento dos indicadores apresentados como positivos, não haverá grande turbulência migratória de clientes funcionários públicos para os bancos concorrentes.;
Palavras-chave Clientes funcionários públicos; Atendimento; Satisfação; Satisfação;
Tipo TCC;
Data de defesa 2011-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7891;
Nivel MBA;
Curso Gestão Bancária;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística