Resumo |
O ambiente competitivo e a mudança gradativa que vem sofrendo o mercado consumidor demanda uma maior qualificação na área de vendas, maiores controles e maiores metas, consequentemente, gerando um rigor nos custos-(despesas). O Objetivo desta pesquisa foi verificar se as metas de redução de despesas podem influenciar no resultado das metas comerciais positivamente, aumentando as vendas ou negativamente, desmotivando e dificultando a atingimento das metas. Trata-se de um estudo de caso de uma SUREG do Banco do Estado do Rio Grande do Sul-Banrisul, que possui metas comerciais e criou o departamento de controle de despesas, como: energia elétrica, telefonia fixa, horas extra, transporte de valores, material de expediente, fixando metas para as agências. Foi realizado estudo sobre processo de vendas e marketing, custos e despesas bancárias, despesas operacionais e motivação. O Método para verificar a influência das metas de redução de despesas na motivação foi a pesquisa exploratória, o estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário e sistema de dados da empresa. Para a coleta de dados, foram utilizadas técnicas de entrevista com gerentes, possibilitando verificar o posicionamento em relação a metas proposto pelo Banco e sua motivação; |