RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Que aspectos subjetivos interferem na forma de lidar com as finanças tendo como base o atendimento a clientes: Psicologia & Economia Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A - Banrisul Agência Duque de Caxias

Mostrar registro simples

Autor Fernandes, Cleide Antonio;
Orientador Alves, Tiago Wickstrom;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2532605739636568;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Que aspectos subjetivos interferem na forma de lidar com as finanças tendo como base o atendimento a clientes: Psicologia & Economia Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A - Banrisul Agência Duque de Caxias;
Resumo O presente trabalho objetiva traçar o percurso que caracteriza o nascimento da Psicologia Econômica e da Economia Comportamental como disciplinas específicas, suas linhas de pesquisa, possibilidades de atuação e alguns autores de destaque, como Antonio Zilhão, Vera Rita de Mello Ferreira e Tversky e Kanemann. Chama-se a atenção para a presença desta pesquisa, ainda menos que incipiente no Brasil, propondo alternativas para ampliar o referido campo aqui, em combinação com a psicanálise. Realizou-se esta pesquisa, tendo como base uma agência do Banrisul, com um público da classe política, que é deveras exigente. O método utilizado foram questionários para clientes internos, funcionários do próprio banco e externos. Mais importante ainda foi o método da observação participativa. O tema busca analisar a proximidade da psicologia com a área de finanças, cuidando o atendimento a clientes na tomada de decisão, buscando evidenciar fatores emocionais que interferem nas negociações financeiras. A fundamentação teórica em sua interferência e aproximação na economia e psicologia determina o quanto as decisões e as negociações financeiras são realizadas tendo por pano de fundo questões emocionais e não-racionais.;
Abstract This paper aims to trace the route that features the birth of economic psychology and behavioral economics as specific disciplines, their lines of research, possibilities of action and some prominent authors such as Antonio Zilhao, Vera Rita de Mello Ferreira and Tversky and Kanemann. It draws attention to the presence of this research, still less known in Brazil, propose alternatives to extend the field here that, in combination with psychoanalysis.We conducted this research, based on an agency Banrisul, with an audience of politicians, which is very demanding. The method used were questionnaires for internal customers, the bank's own employees and external. More important is the method of participant observation.The theme seeks to analyze the psychology of proximity to the area of finance, nursing care to clients in decision making, seeking to highlight emotional factors that interfere in financial negotiations. The theoretical approach and its interference in the economy and psychology determines how the decisions and the financial negotiations are conducted with the backdrop of emotional issues and non-rational.;
Palavras-chave Economia; Emocional; Atendimento; Economy; Emotional care;
Tipo TCC;
Data de defesa 2011-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7885;
Nivel MBA;
Curso Gestão Bancária;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística