Autor |
Caten, Felipe Augusto Ten; |
Orientador |
Machado, Marcelo André; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1254781114268208; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Estudo de caso das estratégias de inserção dos produtos Arteflex para o mercado mexicano; |
Resumo |
O objetivo deste trabalho é o de apresentar as estratégias de inserção dos calçados de segurança da marca Arteflex no mercado mexicano. A marca Arteflex pertence ao Grupo Artecola, que possui sua sede no Rio Grande do sul, com atuação no Brasil e na América Latina. No referencial teórico são abordados os temas de ambiente de marketing internacional e o mix de marketing. Na sequência foi realizada a apresentação dos resultados, onde apresenta-se a empresa, dados do mercado mexicano de calçados de segurança e posteriormente uma proposta de atuação para a promoção e a distribuição no mercado alvo. Esta pesquisa utilizou-se da metologia de estudo de caso exploratório, qualitativo. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas com roteiros semiestruturados, documentos e observações. Nos resultados do estudo apresenta-se que a empresa possui uma facilidade para a exploração deste mercado já que possui estrutura física neste país e que desta maneira pode dominar a cadeia desde a produção até a distribuição do calçado. É feita também uma ressalva com relação aos entraves colocados para os calçados provenientes do Brasil, assim como alternativa de produção em outros países que possuam custos produtivos mais baixos assim como facilidade de acesso a este mercado.; |
Palavras-chave |
México; Internacionalização; Marketing internacional; Mix de marketing; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2011-01-01; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7840; |
Nivel |
MBA; |
Curso |
Negócios e Empreendimentos Internacionais; |