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Estratégias de internacionalização utilizadas por empresas brasileiras para inserção no mercado angolano

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Autor Nogueira, Leila Monteiro;
Orientador Machado, Marcelo André;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1254781114268208;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Estratégias de internacionalização utilizadas por empresas brasileiras para inserção no mercado angolano;
Resumo O presente trabalho apresenta um estudo sobre as estratégias de entrada no mercado angolano de quatro empresas brasileiras de seguimentos distintos, que são: Claudio Vogel, Logsul Logística, Oderich S.A. e Tenda Atacado. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma pesquisa exploratória-descritiva baseada no método de estudo de campo, sendo a coleta de dados efetuada por meio de questionário, que se direcionou as pessoas chaves das organizações. Além disso, coletou-se informações em livros, sites na internet, documentos e revistas, para auxiliar no exame das estratégias adotadas pelas empresas. A pesquisa também apresenta um panorama do mercado angolano e sua relação comercial com o Brasil. A conclusão obtida no trabalho por meio da análise realizada junto às organizações estudadas, foi que cada uma delas optou pela estratégia mais adequada com as características das empresas e com o grau de envolvimento e risco que elas podiam assumir. Assim, a Claudio Vogel inseriu-se no mercado angolano através de exportação direta, a Logsul Logística através de uma aliança estratégica, a Oderich S.A. através de exportação indireta e o Tenda Atacado, de uma Joint-venture. É importante ressaltar que todas cresceram e continuam crescendo neste mercado, no qual a Oderich S.A. já estuda a possibilidade de criação de uma estrutura no mercado em questão. Também é importante ressaltar que as mesmas adquiriram com este processo experiência e crescimento, mas para isto, ambas encontraram dificuldades. De acordo com as organizações, as dificuldades existem até hoje, mas não chegam a tornarem-se barreiras que comprometam a inserção no mercado. Também concluiu-se que as empresas estudadas querem cada vez mais tornarem-se se tornar competitivas no mercado angolano, e auferem para este e próximos anos maior crescimento.;
Abstract The present work shows a study about the strategies of entrance of four Brazilian companies from different segments in the Angolan market, the companies are: Claudio Vogel, Logsul Logística, Oderich S.A. and Tenda Atacado. To reach this objective it was held an exploratory-descriptive research based on the method field study, being the data collected by questionnaires, which were directed to the key people in the companies. Beside of that, it was collected information’s from books, internet pages, documents and magazines, to assist in the examination of the strategies adopted by the companies. The research also presents the scenery of the Angolan market and its business relationship with Brazil. The conclusion obtained from this work through the analyses held with the companies, was that each organization has opted for a strategy that is more proper with the characteristics of the company, the degree of involvement and the risk that they could absolve. Therefore Claudio Vogel has entered the Angolan market using direct export, Logsul Logística used a strategic alliance, Oderich S.A. used indirect export and Tenda used Joint-Venture. It is important to highlight that all companies grew and keep on expanding in this market, where Oderich S.A. studies the possibility of creating a fabric there. As well is important to highlight that these companies had acquired experience and growth with this process, but for all this they also have found difficulties. According to the studied companies some difficulties exist until today, but don’t even come to make barriers that compromise the insertion in this market. Also is conclusive that the companies studied want to become more and more competitive in the Angolan market, and are seeking a considerable growth in the next years.;
Palavras-chave Estratégias de entrada; Internacionalização; Competitividade; Angola; Entrance strategies; Internationalization; Competitiveness; Angola;
Tipo TCC;
Data de defesa 2011-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7837;
Nivel MBA;
Curso Negócios e Empreendimentos Internacionais;


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