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Competências requeridas do contador pelo mercado de trabalho na região metropolitana de Porto Alegre - RS

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Autor Hennig, Thales Ribeiro;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4084799543045974;
Orientador Kronbauer, Clóvis Antônio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9586157708831103;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Competências requeridas do contador pelo mercado de trabalho na região metropolitana de Porto Alegre - RS;
Resumo Este estudo buscou identificar quais as competências requeridas do contador pelo mercado de trabalho da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS, e se há alinhamento com as grades curriculares ofertadas pelas Instituições de Ensino Superior nos cursos de graduação em Ciências Contábeis dessa região. Para tanto, foram analisadas 375 ofertas públicas de emprego, divulgadas no Jornal Zero Hora e no site do Conselho Federal de Contabilidade do Rio Grande do Sul, bem como as grades curriculares de 49 Instituições de Ensino Superior. Por fim, foi realizado uma pesquisa survey com os coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis dessa região sobre formação e a profissão contábil atualmente e no futuro. Constatou-se que as competências requeridas com maior frequência dos contadores pelo mercado de trabalho da Região Metropolitana de Porto Alegre são experiência profissional, conhecimentos em Legislação e Contabilidade Tributária, conhecimentos e habilidades em Tecnologia da informação e conhecimentos em Legislação e Contabilidade Societária. Em contraponto, as Instituições de Ensino Superior priorizam conhecimentos em Legislação e Contabilidade Societária, Administração, Economia e Finanças, Contabilidade Gerencial e Gestão Empresarial, e destinam maior parte da carga horária ao grupo denominado Conhecimentos Diversos, cujas disciplinas não são diretamente relacionadas às demandas do mercado de trabalho. Os coordenadores atribuem elevada importância aos conhecimentos em Contabilidade Societária, Contabilidade Gerencial, Legislação Societária e Legislação Tributária e, em uma perspectiva futura, supõem que o grau de importância será maior para a Contabilidade Gerencial e Tecnologia da Informação, em detrimento de conhecimentos em Contabilidade Societária e Legislação Societária. Infere-se que, embora as IES contemplem em suas grades curriculares disciplinas voltadas ao desenvolvimento e aprimoramento das competências requeridas pelo mercado, existe certo desalinhamento no foco dado pelos cursos, em que as IES procuram estimular o desenvolvimento de um perfil mais amplo e gerencial, enquanto que o mercado busca profissionais com experiência profissional e conhecimentos de Legislação e Contabilidade Tributária, Tecnologia da Informação e Contabilidade Societária.;
Abstract This study aimed to identify the competences demanded by the working market for an accountant in the Metropolitan Region of Porto Alegre-RS-Brazil and if there is an agreement between such demand and the subjects composing the Accounting Sciences undergraduate courses offered by the Higher Education Institutions in this region. To do so, it was analyzed 375 public job offers published in Zero Hora newspaper and in the site of the Federal Accounting Council of Rio Grande do Sul, as well as the subjects composing the undergraduation courses of 49 Higher Education Institutions. It was carried out a survey with the coordinators of Accounting Sciences courses about the professionals’ current situation and the preparation of future ones. It was found that the most frequent demanded competences are: professional experience, knowledge concerning Tax Legislation and Accounting, knowledge and skills regarding Information Technology and knowledge about Legislation and Corporate Accounting. In contrast, the Institutions of Higher Education give priority to Legislation and Corporate Accounting, Business Administration, Economy and Finances, General Accountability and Business Management, and the biggest number of hours in the courses are focused on a set of subjects named General Knowledge. The subjects in this set are not directly related to the working market demands. The coordinators give higher importance to knowledge about Corporate Accounting, Management Accounting, Corporate Legislation and Tax Legislation and, in a future perspective, they suppose that Management Accounting and Information Technology will receive more attention in comparison to Corporate Accounting and Corporate Legislation. While the Institutions promote the development of a broader profile focusing on management, the working market requires professionals with experience and knowledge about Legislation and Tax Accounting, Information Technology and Corporate Accounting, showing a misalignment between the highlighted subjects in the courses and what is demanded by the market.;
Palavras-chave Mercado de trabalho; Instituição de Ensino Superior; Ciências Contábeis; Competências; Working market; Institution of Higher Education; Accounting Sciences; Competences;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-12-19;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7800;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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